6. ago, 2017

A IDADE DA LOBA

MENSAGEM PARA A MULHER MADURA

 

A Idade da loba é um termo que se aplicava a mulheres entre 40 e 50 e que, actualmente, se estende até aos 60 anos. Muitas vezes, após a dissolução de um relacionamento, e com os filhos já criados, estas mulheres assumem uma postura mais activa, procurando auto-afirmação e realização no plano profissional, social e — principalmente — amoroso..

 

 

 

 

 

 

Para a expressão  ‘A Idade da Loba’ existem duas teorias:

  • A primeira diz que a expressão é uma referência, e ao mesmo tempo uma resposta irónica, à  teoria de Freud baseada na idade do lobo, ou seja, quando o homem chega aos seus 40 anos, quer demonstrar, ainda, vitalidade sexual adoptando atitudes de auto-afirmação de juventude e virilidade, por não aceitar o seu envelhecimento.

Resultado
 de imagem para mULHERES COM MAIS DE 50 ANOS

  • A segunda, por sua vez, diz que a origem do termo é o seu uso no livro “Quarenta: a idade da loba”, de Regina Lemos. Na obra, narram-se as mudanças ocorridas nos anos 60, quando as mulheres bateram de frente com os padrões de comportamento da época. A autora refere-se a estas mulheres como lobas, aludindo ao facto delas se rebelaram contra a sua condição de “chapelinho vermelho”, para se equipararem aos homens, ou ao “lobo mau”. Assim, com a libertação sexual, as mulheres insurgiram-se com essa condição de inferioridade também, e começaram a assumir a postura de loba má, mandando um recado directo: não são só os machos que podem fazer suas presas. Como na data da publicação do livro a geração de jovens dos anos sessenta estavam na casa dos quarenta, este termo passou a ser aplicado a todas as futuras gerações de quarentões e cinquentões, prolongando, actualmente,  até aos sessentões.

 Resultado de imagem para Imagens de mulheres depois dos 50 anos

E hoje, como funciona a idade da loba

Hoje em dia, questiona-se se o termo idade da loba ainda é compatível, devido às mudanças ocorridas nas últimas décadas. Alguns especialistas afirmam que sim, já que de forma semelhante, a mulher chega aos 40, 50 ou 60 anos como uma loba e está mais forte, pronta e atenta.

Resultado de imagem para Imagens de mulheres depois dos 50 anos

No entanto, para outros especialistas a expressão faz parte do passado. Actualmente as mulheres não esperam mais os filhos crescerem e chegar aos 40, 50, ou 60 anos para, finalmente  se darem a atenção necessária.

Resultado de imagem para Imagens de mulheres depois dos 50 anos

De qualquer forma, o facto é que na idade da loba, a mulher passa por mudanças hormonais, quando coincide com o final do ciclo reprodutivo. Embora as alterações na menopausa não sejam iguais a todas, existem mulheres que nessa fase possuem maior desejo sexual.

Resultado de imagem para mULHERES COM MAIS DE 50 ANOS